Escola para Pais
Rubrica Porto Canal


No dia-a-dia do psicólogo, em contexto clínico e escolar, são cada vez mais frequentes as dúvidas e as perguntas sobre como educar as crianças. Como desempenhar com segurança o papel da parentalidade nos dias de hoje? Como dar resposta às ansiedades dos pais face ao aumento do tempo de trabalho, às crescentes dificuldades económicas, em suma, às exigências e instabilidades do presente?

Se tivermos em consideração as rotinas diárias — o sono, a alimentação, a higiene —, existe um sem número de conselhos e estratégias simples para promover uma dinâmica familiar mais saudável.

Ao longo do ano surgem ocasiões especiais — épocas festivas, início de escola, interrupções lectivas, férias -, inquietações e momentos de mudança que exigem decisões ajustadas, viáveis, claras e sólidas.

A abundância de informação que existe sobre o assunto, paradoxalmente, ainda confunde mais os pais. Por isso, é importante a disponibilidade para ouvir: que dúvidas nos levantam as famílias relativamente à educação dos seus filhos? O que é afinal educar de uma forma saudável? Como gerir as novas dinâmicas familiares?

Como profissional especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, recorro a uma abordagem preventiva, desenvolvimental e sistémica que respeita a diversidade de contextos familiares e o perfil de cada criança/jovem. A comunicação em televisão, direccionada a audiências genéricas, é um meio apropriado para suscitar a atenção das famílias, diluir alguns equívocos e lugares comuns e estimular a discussão nestas matérias.

Escola para Pais

Porto Canal - Grandes Manhãs

Contacto

Para questões ou esclarecimentos entrar em contacto através do email: escolaparapais@sarabereny.com

Vídeos